quinta-feira, 6 de março de 2014

Como esterilizar corretamente seus materiais de manicure

E ae galera, tudo certo?

Muito se fala sobre levar seus próprios materiais de manicure para o salão. O post de hoje é para esclarecer algumas dúvidas que recebi por e-mail e também especial para as leitoras que são manicures.

Existem vários tipos de esterilização e vários métodos que podem ser utilizados. A maneira correta de realizar o procedimento é que garante a segurança do material.


Vou falar um pouquinho sobre a esterilização em auto clave e estufa.

Autoclave/Vapor Saturado
A autoclave é um equipamento hermeticamente fechado que se enche de vapor sob pressão e alta temperatura, com o intuito de eliminar microrganismos. Para que o método funcione efetivamente, os materiais de metal, depois de lavados, devem estar embalados e acomodados em embalagem que permita a passagem de vapor.

Estufa
Utilizando-se do calor seco, as estufas eliminam qualquer traço de contaminação. Há algumas recomendações para seu uso satisfatório: os materiais de metal, depois de lavados, devem ser colocados em estojos de alumínio ou aço inoxidável, tipo marmita; ou em envelopes próprios para esterilização em estufa. Com relação aos alicates, suas pontas devem ser protegida com papel alumínio, devendo ser retirado na frente do cliente.

O tempo para esterilização deve ser contado a partir do momento em que o termômetro longo do bulbo (mercúrio) atingir a temperatura programada no termostato (botão do equipamento).
A temperatura adequada para garantir a esterilização eficaz é de 170ºC por 1 hora ou 160ºC por 2 horas.

Outro detalhe importante é que a estufa não deve, de forma alguma, ser aberta durante o processo de esterilização. Quando isso acontece, a assepsia dos instrumentos é interrompida.

Outras dicas importantes:
Os alicates, espátulas e outros instrumentos de metal esterelizados devem ser guardados, em local limpo e seco e constar na embalagem a data da esterilização.

Fornos elétricos ou equipamentos com lâmpada ultravioleta não esterilizam os materiais de metal.

Espero ter esclarecido as principais dúvidas com relação a esterilização. 
Qual uma que restar deixem nos comentários!

Super beijo;
Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...