quarta-feira, 30 de maio de 2012

Fotografia #1 - Foco

E ae galera, tudo certo?

Hoje venho dar início a uma série de posts que terão como tema a fotografia.
Desde que criei o blog, tenho buscado aprender mais sobre fotografia, para conseguir melhores fotos para vocês.
E dividir conhecimento é sempre muito bom! Vamos começar, então, aprendendo a ajustar o foco.


Nas câmeras compactas, o processo de ajuste do foco é totalmente automatizado. Na frente do corpo da câmera existe um dispositivo que emite raios de luz infravermelha; eles batem no objeto focalizado e voltam para um sensor localizado logo abaixo do emissor infravermelho. Com base nos reflexos, a máquina calcula a distância do objeto e ajusta o foco de maneira adequada.





Mesmo as câmeras compactas, relativamente novas (2-3 anos pra cá), permitem ajustes manuais no que se refere à distância focal. Se pegarmos como referências as câmeras comuns mais vendidas no mercado, as Sony Cybershot , você vai encontrar as seguintes opções:

AF central: focaliza toda a parte central da cena, (que fica entre aqueles colchetezinhos): [ ]

AF spot: focaliza apenas um pequeno ponto da cena. (quando os colchetezinhos estão focando algum objeto/coisa específica na tela, que não o centro)

Multi AF: Serve para distribuir o ajuste do foco pela cena inteira (9 pontos de medição).
0.5 – 1.0 – 3.0 – 7.0 metros: você ajusta o foco de acordo com a distância(em metros) do objeto a ser fotografado.

∞ : focaliza o infinito (ideal para utilizar em fotos de paisagens com objetos a uma distância muito grande). O resultado é parecido com aquela pré definição que você já usou, que o ícone é uma montanhinha, lembra?.
(florzinha): Há também aquele íconezinho da florzinha, que serve para um tipo de fotografia que chamamos de: MACRO. Resumindo, é a melhor opção de você obter foco com fundo desfocado em objetos muito, muito próximo. Essa não vem muito ao caso nesse momento, já que, as câmeras compactas não oferecem um grande resultado. Manualmente se consegue efeitos bem mais interessantes.

obs: É claro que não será possível desfocar completamente o fundo como na foto acima – esse efeito é conseguido por câmeras que, através de lentes, te dão opções manuais de foco, no entanto, você pode muito bem escolher o que você quer focar (não o que a câmera escolher) e ter um efeito bem bacana.


O EFEITO CONTRÁRIO - Como ter a foto inteirinha bem focada?




Então..como vamos fazer pro nosso amigo pescador ficar bem focado nessa foto com esse mar de fundo e essa onda estourando aí?
Fácil!!! …Enquadre o nosso amigo pra que ele fique entre os [ ] (colchetezinhos..aqueless mesmo de sempre), pressione o botão disparador até a METADE e segure, não clique até o fim. Agora, enquadre a foto do jeito que você que você quiser e, Pronto!..termine de clicar. =)…vai ficar demaiss.

Dica: isso serve pra qualquer foto, carro em movimento, patinhos na lagoa, várias pessoas na mesma foto etc.

Por hoje é isso. Semana que vem teremos mais um dica de fotografia!

Espero que tenham gostado!
Super beijo;

Ju

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...